27 de novembro de 2011

Uma grande dama brasileira

A Princesa Isabel e o Conde d´Eu com seus três filhos
Diletos Amigos 
Recebi o convite (segue abaixo) para um painel sobre uma grande dama brasileira, a Princesa Isabel, a propósito do aniversário de 90 anos de seu falecimento, e, com prazer, estendo tal convite aos leitores de nosso Blog. Evento que espero não perder de jeito nenhum, pois a “Princesa Redentora” — infelizmente desfigurada por nossos livros escolares — foi realmente uma grande personalidade de nossa Pátria, exemplo de vida para todas famílias brasileiras.

*        *        * 

CONVITE PARA O PAINEL


A catolicidade da Princesa Isabel vista por um bisneto

Expositores: 
D. Bertrand de Orleans e Bragança 
Prof. Hermes Rodrigues Nery 
Dr. José Carlos Sepúlveda da Fonseca 

Data: 29 de novembro de 2011, terça-feira, 19h00 (recepção) 
Local: Hotel Golden Tulip / Alameda Santos, 85 - São Paulo - SP 

A Princesa D. Isabel passou à História sobretudo pela promulgação, como Regente do Império, da histórica "Lei Áurea" de redenção dos escravos no Brasil.

Imbuída de certeza de que não era mais dado demorar a inteira emancipação dos escravos — cujo primeiro passo fora ela mesmo a empreender com a Lei do Ventre Livre em 1871, na sua primeira Regência — e dando mostras de grande tino político, a Princesa despediu em março de 1888 o Gabinete Barão de Cotegipe, um convicto antiabolicionista, e convocou para a chefia do Governo o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, ilustre pernambucano simpático à causa abolicionista, o qual, com empenho e habilidade, em menos de dois meses obteve na Câmara e no Senado ampla maioria para a aprovação da Lei que seria por ela afinal promulgada em 13 de maio.

Por relevante entretanto que tenha sido este gesto de determinação e magnanimidade da Princesa Isabel — que lhe valeu o cognome de "Redentora" e a outorga da "Rosa de Ouro", mais alto galardão da Igreja Católica, pelo Papa Leão XIII — ele não esgota as razões de benemerência que a ornam aos olhos dos brasileiros, os católicos especialmente.

Devotados estudiosos vinham pesquisando documentação acerca da religiosidade da Princesa e do fundamento espiritual que animava suas aspirações, seu proceder pessoal, sua conduta na investidura regencial. Esse trabalho resultou na compilação de vasto repertório de fatos reveladores de uma personalidade marcada a fundo pelo espírito sobrenatural, pelo amor de Deus e do próximo e o propósito de buscar a realização de Sua vontade, tanto nas ações privadas quanto nos gestos públicos.

Essa fundada constatação conduziu ao desejo de obter para a Princesa o reconhecimento, por parte da Santa Igreja, de sua assinalada virtude, não só por uma questão de justiça mas também pelo grande bem que a divulgação desse destacado exemplo poderia fazer aos brasileiros.

Incumbiu-se de materializar este anseio o historiador Prof. Hermes Nery, o qual, em audiência com Sua Excia. Revma. o Arcebispo do Rio de Janeiro D. Orani Tempesta, no último dia 19 de outubro, apresentou formalmente o pedido da abertura de um processo canônico de beatificação da Princesa Isabel. Nesse solene ato o peticionário contou com a honrosa companhia de S.A.R. o Príncipe D. Antônio de Orleans e Bragança, em representação da Família Imperial brasileira.

Reveste-se assim da maior oportunidade o Painel que o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira promove sobre a "Redentora" para assinalar o aniversário de 90 anos de sua morte, ocorrido no dia 14 do corrente. Nele serão expositores S.A.I.R. o Príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança, que falará ex abundantia cordis sobre sua Bisavó; o já mencionado Prof. Hermes Nery, que detalhará fatos e razões embasadores do pedido do processo de beatificação da Princesa; e o Sr. José Carlos Sepúlveda da Fonseca, que tratará da instituição da nobreza e das elites a ela análogas enquanto formadoras da boa ordem social e sustentáculo da realeza.

A Pró Monarquia, associando-se a esta feliz iniciativa e fazendo eco a manifesto desejo de S.A.I.R. o Príncipe D. Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, renova o convite já feito, encarecendo a todos os monarquistas e amigos da Família Imperial que prestigiem com sua presença o relevante ato.

Dia 29 de novembro, terça-feira, às 19h00
Hotel Golden Tulip - Alameda Santos, 85 - São Paulo - SP 

Para inscrição, não indispensável mas conveniente para facilitar a acomodação, clique aqui
E para conhecer a íntegra da belíssima carta do Santo Padre Leão XIII à Princesa Isabel, que acompanhou a "Rosa de Ouro", clique  letras apostólicas
Atenciosamente,
Pró Monarquia

Nenhum comentário: