16 de julho de 2013

Onde encontrar a “santa indignação” contra o Projeto de Lei que amplia a matança de inocentes?

Alto-relevo (que se encontra na Catedral de Notre-Dame) representando a "Matança dos Inocentes" em Belém, ordenada pelo Rei Herodes (à esq. sentado no trono com um demônio no ombro). Caso a Presidente Dilma sancione o PLC 3/2013, será a ordem para uma nova “Matança de Inocentes” no Brasil
Paulo Roberto Campos

Cresce a indignação contra a matança de inocentes que poderá ser ampliada caso a Presidente Dilma Rousseff sancione o PLC 3/2013 — Projeto de Lei sorrateiramente aprovado pelo Congresso Nacional no dia 4 último. Para saber mais a respeito, click aqui

Cresce igualmente nos meios católicos uma enorme perplexidade devido ao silêncio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) por não sair a público manifestando uma santa indignação contra o ignóbil Projeto de Lei. Bem como conclamando todos os católicos à reação, numa verdadeira Cruzada contra tal Projeto diretamente atentatório ao 5º Mandamento da Lei de Deus: NÃO MATAR.

Cresce, de minha parte, também essa indignação. Estou muito perplexo com esse silêncio da CNBB — eloquente silêncio... —, mas não me surpreende, pois, ao longo dos tempos, a história dessa Conferência Episcopal não tem sido de lutar para vencer, mas, sim, de recuar para perder. Ela tem sido no Brasil “a mão que apaga e a voz que adormece!” — frase do escritor francês do século XIX, Louis Veuillot, para expressar sua indignação contra líderes (moles) que deveriam ser os primeiros a sair às ruas conclamando uma Cruzada contra os adversários da Fé Católica, mas que, pelo contrário, "apagavam" e faziam "adormecer" as boas reações que surgiam.

Do Prof. Hermes Rodrigues Nery — especialista em Bioética com pós-graduação pela PUC-RJ e coordenador do Movimento Legislação e Vida, bem como da Comissão Diocesana em Defesa da Vida da Diocese de Taubaté — recebi hoje um e-mail com o link para uma carta-apelo dele ao Presidente da CNBB (segue abaixo). O Prof. Hermes pede, no fundo, para que os bispos não deem apenas um “miadinho” contra o PLC 3/2013. E sua carta, que tenho a alegria de propagar, vem de encontro aos que queremos da CNBB um urro de leão, pois um “miadinho” qualquer não chegará a Brasília nem será ouvido na casa da Dona Dilma — de quem esperamos que VETE INTEGRALMENTE o referido projeto herodiano.

CARTA DO PROF. HERMES NERY À CNBB

Eminência Reverendíssima, 

Caríssimo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Dirijo-me em nome próprio, como cidadão brasileiro e cristão, católico apostólico romano, fazendo coro aos que rogam de Vossa Eminência especial atenção em relação ao texto do PLC 3/2013, cujas palavras de Dom Antonio Carlos Rossi Keller, bispo diocesano de Frederico Westphalen, RS, em nota pastoral, explicitaram: “Não se encontra, naturalmente no texto, a palavra ‘aborto’. Mas as intenções são suficientemente claras: proporcionar aos profissionais da Medicina e do Direito a base legal para a realização pura e simples de abortos. Esta é e sempre foi a estratégia usada: fugir dos termos contundentes, mas implantar, de forma disfarçada a devida autorização para que se possa agir de acordo com a ideologia abortista”. Daí o apelo que muitas lideranças leigas católicas, e também presbíteros e até bispos (muitos deles ainda não devidamente informados sobre a questão) de que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sob a vossa Presidência, manifeste-se pelo VETO TOTAL ao referido projeto de lei, tendo em vista que o veto parcial manterá a brecha para a legalização do aborto no Brasil. 

Chegou-me a informação de que a CNBB já tem uma nota, pronta para tornar pública, posicionando-se pelo veto parcial, o que será — reafirmo baseado em estudos e farta documentação — um grande equívoco. Daí o apelo para que antes de tornar pública a nota, sejam feitam novos esforços de ponderada reflexão sobre o assunto, com especialistas apropriados, com a prudência da análise de conjunto exigida para questão tão relevante. Mais ainda, chamo respeitosamente a atenção de Vossa Eminência ao fato de que causou muita estranheza a muitos da sociedade, especialmente a comunidade católica, a informação de que a referida nota, antes de ser tornada pública, teria sido encaminhada à apreciação da Sra. Presidente Dilma Roussef, através do ministro Gilberto Carvalho. Solicito de Vossa Eminência a refutação e o desmentido dessa informação, bem como a análise pormenorizada de cada artigo do PLC3/2013, para preservar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de proferir uma posição pública que propicie posteriormente facilidade no alargamento de uma via que efetive a legalização do aborto neste País. 

Certo de contar com vosso constante zelo pastoral, rogo em oração a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nestes dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, o discernimento necessário que a hora exige.
Cordialmente em Cristo e Maria, 
PROF. HERMES RODRIGUES NERY

3 comentários:

JBHum disse...

Não conheço bem a história, mas ouvi dizer que Herodes, que ordenou a matança dos inocentes na época do nascimento de Jesus, seguia os sacerdotes da época. Não sei se é verdade, mas bem poderia ser. Em qualquer caso, se a “PREZIDENTA” aprovar o projeto de lei liberando o aborto, teremos um Herodes de saia, que também parece aliada com a CNBB. Isto porque esta conferência de bispos não faz nada de bom para o Brasil e nem para os católicos. Tudo que aparece da CNBB é coisa que apenas favorece os comunas, sobreviventes da era pré-histórica, e que acabaram aportando no Brasil, para nossa infelicidade. Não é sem razão que muitos não dizem CNBB, mas CNB do B, em alusão ao PC do B. Rezo a Deus para que os bispos realmente católicos caiam fora da CNB do B para formar uma verdadeira CNBB, como deu exemplo o bispo gaúcho D. Rossi Keller. Que outros bispos sigam esse bom exemplo.
Gostei e anotei a frase “A mão que apaga e a voz que adormece” do Louis Veuillot, pois sintetiza muito bem a história da CNB do B.
Mas apesar dessa conferência querer nos "adormecer", vamos em frente na reação, não desaminaremos não.
Gostei também da carta do Prof. Nery. Parabéns!

Manoel Ricardo da Rocha Fiuza disse...

Excelente e oportuníssima postagem. São de vozes assim que o Brasil católico está necessitando!
Quem sabe, não seria o caso de ampliar o apelo que é feito à CNBB e aproveitar a vinda do Santo Padre ao Brasil e pedir a ele que ajude os fiéis nesta luta contra a matança dos inocentes?

Candido Santo Borsato disse...

Senhora Presidente:

Foi com enorme surpresa que soube da tramitação do antigo projeto de Lei 60/1999, que surpreendentemente se transformou no PLC 3/2013, passando este por uma metamorfose própria às alquimias políticas da ala abortista, ampliando quase ou inteiramente sem restrições a prática do aborto.

Certamente é de seu conhecimento a rejeição da esmagadora maioria da população brasileira ao aborto, prática esta alta e covardemente criminosa, pois que elimina seres totalmente indefesos, além de deixar sequelas irreparáveis na mulher.

Lembro-lhe, Srª Presidente, que no segundo turno das eleições presidenciais, V.S. prometeu que em todo o seu mandato não aprovaria nenhuma lei favorável ao aborto. Assim, recorro a essa sua promessa, assegurando-lhe, ademais, que uma vez cumprida, os céus se regozijarão, pois assim ficará vetada, ao menos no que tange a essa lei, o extermínio de milhares, senão milhões de criancinhas.

Aguardando se sua parte o veto completo e incondicional dessa lei completamente distoante e atentatória dos/aos anseios da população brasileira, subscrevo-me

atenciosamente

Candido Santo Borsato