8 de novembro de 2016

CONVITE PARA CONFERÊNCIA — Sobreviver na atual crise da Igreja


A respeito das calamidades na fase pós-conciliar da Igreja, é de fundamental importância o depoimento histórico do Papa Paulo VI na Alocução Resistite fortes in fide (29 de junho de 1972). Referindo-se à crise em consequência de “um processo de autodemolição” da Igreja, o Papa afirmou que “por alguma fissura tenha entrado a fumaça de Satanás no templo de Deus [...]. Também na Igreja reina este estado de incerteza. Acreditava-se que, depois do Concílio, viria um dia ensolarado para a História da Igreja. Veio, pelo contrário, um dia cheio de nuvens, de tempestade, de escuridão, de indagação, de incerteza” (cfr. Insegnamenti di Paolo VI, Tipografia Poliglotta Vaticana, vol. X, pp. 707-709). 

Tal crise parece estar chegando ao auge, especialmente com confusões que afloraram após os dois recentes Sínodos sobre a Família e a publicação da exortação apostólica Amoris laetitia. Isso deixou milhões de católicos perplexos, por exemplo, diante da perspectiva da concessão de absolvição sacramental e da comunhão a casais divorciados em “segunda união”. 

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a Santa Igreja Ele prometeu: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18). Após dois mil anos de História da Igreja, constata-se que foi em vão que sucessivos inimigos tentaram destruí-la com ataques externos. Hoje, porém, crises internas, prevaricações, divisões etc. são de molde a fazê-la soçobrar nos seus fundamentos.

Entretanto, temos a certeza de que Nosso Senhor vela pela Santa Igreja e que os atuais auto-demolidores nos diversos graus da Hierarquia não prevalecerão. Apoiada na fé inquebrantável dos católicos fiéis nas fileiras do Clero e do laicato, sobranceira a Igreja seguirá seu curso como que afirmando o que Plinio Corrêa de Oliveira escreveu em sua obra “Revolução e Contra-Revolução”:

“Alios ego vidi ventos; alias prospexi animo procellas, poderia ela dizer ufana e tranquila em meio às tormentas por que passa hoje. A Igreja já lutou em outras terras, com adversários oriundos de outras gentes, e por certo enfrentará ainda, até o fim dos tempos, problemas e inimigos bem diversos dos de hoje”.(*)

Por iniciativa do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, virá à capital paulista para proferir conferência um especialista que acompanha meticulosamente o que ocorre no cerne da Igreja. Ele fará uma palestra no próximo dia 10 (Quinta-Feira). Trata-se de José Antonio Ureta, chileno, pesquisador e conferencista, que reside atualmente na França e é membro da comissão de estudos da TFP Francesa. 

Não perca esta importante conferência na cidade de São Paulo:

Data: 10 de novembro de 2016 
Horário: 19:00 hs  
Local: Clube Homs (Av. Paulista, 735) 

Inscreva-se já, gratuitamente, para a Conferência promovida pelo 
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
por meio do seguinte link:


____________ 
(*) "Alios ego vidi ventos; alias prospexi animo procellas” (“Eu vi outros ventos, e contemplei outras tempestades”, in Cícero, 159-190 a.C).

Nenhum comentário: